fingeringif.com
Inspirações para uma vida saudável.
x
Inspirações para uma vida saudável.

Você conhece a Medicina de Estilo de Vida? Chacra - Anahata Chacra - Manipura Chacra - Muladhara

E se pudermos mudar os rumos do adoecimento com mudanças no estilo de vida?

 

Essa pergunta sempre fez parte de minha história médica e fez com que minha trajetória clínica optasse mais por prevenção e por entender mais do metabolismo, suas interelações e caminhos entre a saúde e o adoecimento. Foram assim minhas escolhas em especialidades médicas e pós-graduações. Sempre tive no equilíbrio dos alimentos e nutrientes, do movimento e do exercício, do sono, do estresse, e no entendimento da relação da vida em comunidade e do meio-ambiente, fatores dos mais importantes para a vida de cada um de meus pacientes.

Hoje, represento como fundador-presidente, a Associação Brasileira de Saúde Funcional e do Estilo de Vida (Abrasfev), entidade fundada recentemente e que representa a Medicina de Estilo de Vida no país. Nossa Associação nasceu com fortes parceiras, irmãs em propósito, o American College of Lifestyle Medicine presidido pelo nosso colega médico Dr. David Katz e a European Lifestyle Medicine Organization presidida pela colega Dra. Stefania Ubaldi. Tais parcerias nos dão além de orgulho, grande força para alçar nosso voo em prevenção. Outro grande projeto que já nascemos fazendo parte é a “True Health Initiative Coalition” que é um Movimento Global em Medicina do Estilo de Vida com Efeito de Reforma na Saúde. Ele está sendo liderado pelo Dr. David Katz, falado há pouco, e pelo autor do livro “Blue Zones” em parceria com a National Geographic, Dan Buttner, e tem um conselho de diretores , que conta com cerca de 150 nomes de profissionais, considerados líderes nesse segmento ao redor do mundo. Nomes como Dr. Dean Ornish considerado “pai” da Medicina do Estilo de Vida com inúmeros livros e trabalhos sobre o tema, Dr Walter Willet- chefe do Departamento de Nutrição de Harvard, Dr. Mehmet Oz – uma das personalidades mais influentes na mídia mundial em saúde, Dr. Deepak Chopra- autor renomado mundialmente com inúmeros best-sellers em Medicina mente e corpo. Tenho uma enorme satisfação de dizer aos senhores que estamos nesse seleto grupo representando o Brasil e a nossa Associação. A visão da Iniciativa envolve 2 pontos básicos: a otimização do estilo de vida NA Medicina, onde nós oferecemos a mais eficaz e a mais poderosa orientação aos nossos pacientes; e estilo de vida COMO Medicina, onde trabalhamos como um grupo global para promover essa grande mudança de cultura.

Aprendemos muitas lições valiosas durante nossas vidas, mas uma que tornou-se cada vez mais clara para mim com o passar dos anos é que conhecimento não é poder. Nós gostamos de dizer conhecimento é poder, mas a diferença entre o que sabemos sobre como adicionar anos à vida e vida aos anos, sobre a prevenção de doenças e a promoção da saúde e o que fazemos com o que sabemos desmente esse pensamento. Embora existam muitos obstáculos à promoção da saúde, eu acho que esse é o melhor caminho, pois é eminentemente solucionável. Se pararmos para pensar sobre os desafios que enfrentamos: Podemos curar o diabetes tipo I? Podemos curar o câncer? Podemos desenvolver novos antibióticos? Muitos deles exigem coisas que ainda não aprendemos. É por esse caminho que muitos Prêmios Nobéis vão, e é aí que grande parte do orçamento de pesquisas é investido

Eu gostaria de viver para ver uma cura para o mal de Parkinson, o Alzheimer, o diabetes tipo I e para alguns tipos de câncer, mas acredito que não faz qualquer sentido buscar as respostas às perguntas que nos desafiam, ignorando respostas que já temos. Eu completei a minha Faculdade de Medicina em 1993, e foi nesse ano, que um documento foi publicado no Journal of the American Medical Association, entitulado “Causas reais de morte nos Estados Unidos”. Os autores Bill Foege e Mike McGuiness, dois epidemiologistas proeminentes, ofereceram-nos a todos a oportunidade de mudar o nosso pensamento com esse trabalho. Hoje, nós conversamos sobre principais doenças crônicas, como as principais causas de morte prematura nos Estados Unidos e cada vez mais em todo o mundo: doenças cardíacas, câncer, acidente vascular cerebral, diabetes e demência estão nessa lista. Essas são consideradas as causas dos anos perdidos de vida, mas as raízes do problema são as coisas que causam essas doenças crônicas.

Se pensarmos bem, estas doenças crônicas não são realmente a causa; eles são o efeito. Quase 80% de toda essa desordem provem dos resultados do mau uso de nossos pés (não sendo fisicamente ativo), dos nossos garfos (não comendo bem) e dos nossos dedos (através do tabagismo). É como diz o nosso colega e presidente do American College of Lifestyle Medicine, Dr. David Katz : “Feet, Forks and Fingers”.   Se nós não fumássemos, comêssemos melhor e fossemos fisicamente ativos, poderíamos erradicar até 80% de todas as doenças crônicas no mundo. Desde que esse artigo foi publicado há 22 anos, tem havido uma batida repetitiva na literatura médica nos dizendo exatamente a mesma coisa, com consistência impressionante. Porém, para a maior parte das culturas modernas, não conseguiu-se transformar esse conhecimento em poder de ação rotineira e, por isso, ainda estamos repletos de doenças crônicas evitáveis. Minha real esperança é viver para ver essa mudança. É isso o que vivo e pratico todos os dias de minha vida médica, na busca da correção de rotas metabólicas dos meus pacientes e também propago a todos os colegas que seguem comigo nesse movimento da Medicina do Estilo de vida. Saúde à Todos!

 

Dr. Fábio César dos Santos CRM79512

Cardiologista pós graduado em Nutrologia

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida (ABRASFEV)

Membro do American College of Lifestyle Medicine e do European Lifestyle Medicine Organization

Embaixador nacional do movimento de Medicina do Estilo de Vida

Diretor nacional da True Health Initiative Coalition

 

 

O que você achou deste post?
  • Changemaker (2)
  • Im Ommm (0)
  • Amei (6)
  • Bliss me (0)
  • Wait what? (0)
  • No way (0)

Patrícia Savoi - Ver mais posts deste autor

Patricia Savoi é médica nutróloga com título de especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Fez pós- graduação em Nutrologia e especialização em nutrição clínica e hospitalar pelo GANEP, no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Além de ser fascinada pela área de nutrição clínica, também atua como consultora médica na área da saúde e nutrição, tendo trabalhado com indústrias de grande porte, na área de suplementos alimentares e medicamentos. Sempre em busca de algo que a completasse,se formou no programa "Perfect health-ayurveda lifestyle " realizado no Deepak Chopra Center em Carlsbad- CA; estudos que complementam seu conhecimento médico com o expertise em bem-estar associados a prática de meditação, yoga e medicina Ayurveda.

patricia.savoi@queroharmonia.com.br
http://www.enviva.com.br

Quero mais desse tema
CANAL ABERTO
VER COMENTÁRIOS