
Queremos sugerir uma reflexão a nossa alimentação aproveitando a polêmica do nosso país.
Acreditamos que uma vida saudável e feliz deve-se a levar uma vida equilibrada e integrada. Não levantamos a bandeira de nenhuma dieta específica para todos, pois acreditamos em bioindividualidade, em caminhos evolutivos e que cada um tem livre arbítrio e faz suas próprias escolhas baseadas no conhecimento que se tem.
Mas, sabemos que existem estudos divulgados sobre alguns malefícios da carne e de irregularidades em sua composição, em 2015 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que carnes processadas, como salsichas, nuggets, entre outras, são classificadas como carcinógenos tipo 1 (quando há evidências suficientes de substancias cancerígenas em humanos), comparáveis ao tabaco. Também, carnes vermelhas não processadas como picanha, classificadas como carcinógenos tipo 2 (quando existem evidências quase suficientes de substancias cancerígenas em humanos e suficiente em animais de laboratório). Agora é divulgada a operação ‘Carne Fraca’, que investiga várias empresas de carne e frigoríficos conhecidos, causando muita polêmica e indignação.
Independente de papelão ou ácido ascórbico, vemos aqui uma oportunidade de repensarmos nossos hábitos alimentares. Quando buscamos uma vida mais equilibrada e saudável, a alimentação é um fator super importante! Não necessariamente precisamos tomar atitudes como eliminar a carne por completo da dieta (se assim for sua escolha, que assim seja), mas te convidamos a refletir e ser ainda mais consciente a respeito daquilo que você coloca no seu prato.
Por que não explorar a grande diversidade de alimentos de origem vegetal dentre tantas variedades que existe, equilibrando nossas refeições e assim nutrindo o nosso corpo com tudo que ele precisa para viver em harmonia, sem negligenciar nenhum nutriente?
Fazemos aqui um convite a reflexão: Como anda sua alimentação?