Viajar, sair da rotina, entrar em contato com a natureza e literalmente desconectar, (mesmo porque tem várias áreas que seu celular não pega por lá) portanto, sem estresse.
Fernando de Noronha é um destino assim, para curtir a natureza e mergulhar nas lindas águas cristalinas do “caribe” brasileiro.
Quem procura descansar a mente, relaxar e se entregar para a natureza esse é o destino perfeito. Perfeito para fazer suas práticas de yoga, meditação… a energia é maravilhosa.
Fernando de Noronha é um lugar paradisíaco, meu último destino foi para lá, olha que eu já viajei para diferentes países, já morei em cidades diferentes pelo mundo a fora e Fernando de Noronha é um lugar para se visitar, com certeza.
Não é toa que é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, claro, vai ter turista por toda parte e de toda parte, para quem quer ficar mais tranquilo aconselho ir na baixa temporada, eu fui em junho e foi incrível, a praia da Cacimba do Padre estava deserta.
A praia da Cacimba do padre é uma das mais famosas por realizar um dos campeonatos mundiais de surf, chamam de Havaí brasileiro devido as grandes ondas que acontecem nessa época do ano.
Noronha tem períodos de chuva de março a agosto, mas isso não nos impossibilitou de curtir tudo que a ilha tem para oferecer, e ainda apreciar uma linda cachoeira na praia do Sancho que só acontece nessa época.
Nosso guia, Márcio Wolverine, nos contou que essa época tem mais verde por causa das chuvas e o clima é mais úmido, porque de agosto em diante é tão quente que a vegetação não aguenta, o ar fica super seco e as estradas que passamos para conhecer as praias ficam uma poeira só, mas para ele são apenas mais dois tipos de beleza que Fernando de Noronha tem à oferecer.
De setembro a outubro diz-se que é o período ideal para o mergulho, pois o Mar de Dentro (voltado pro continente) fica mais tranquilo e você tem uma visibilidade incrível de 50m, demais! Mas sempre é época de mergulho por lá, portanto se for em outros meses também terá áreas para essa prática. Se informe com agências especializadas e vá com um guia para conhecer mais do lugar. Seja de snorkel ou de cilindro, você vai ver muita vida marinha e vai se en-can-tar!
A POUSADA DO VALE
Ficamos na Pousada do Vale que foram super parceiros, eles são excelentes e ganharam o prêmio de excelência do Trip Advisor esse ano 2014. Olhamos várias pousadas e escolhemos ficar lá, eles nos chamaram atenção pelo serviço, localização na vila dos remédios que nos deixa conhecer e fazer várias coisas a pé, custo benefício e os famosos lanches da tarde. Tem um ótimo serviço e os profissionais são sempre simpáticos e atenciosos.
Ao chegar na pousada fomos muito bem atendidos e recepcionados com um suco de boas vindas. A gerente, Juliane, nos apresentou a ilha para começarmos a nos familiarizar com as praias e os principais passeios.
O Highlight é o chá da tarde, super diferenciado que nenhuma outra pousada tem, cada dia é um cardápio diferente, tem dia que tem diferentes tipos de tapioca doce e salgada, dia das tortas, dia dos lanches, sopas, cada dia é um cardápio e sempre muito bom, só de lembrar dá água na boca. E o melhor, já esta incluso no valor da estadia.
Ah, e a peixada? Esse é um outro super diferencial da pousada, toda quinta feira é dia de peixada na pousada, peixe na folha de bananeira na brasa e vários acompanhamentos com peixes, camarões, pirão, legumes é uma delícia, virou tradição e já é famosa por lá. O legal é que também faz parte do pacote que você fecha com eles.
A sensação na pousada é que todos formam uma grande família de funcionários e hóspedes, pois sempre nos encontramos na cozinha para o lanche da tarde ao redor de uma grande mesa, onde sentamos, conversamos e fazemos novos amigos.
A pousada tem sua própria hortinha e também ovos de galinha caipira, que são uma delícia, tudo fresquinho.
Espaço Zen
Uma novidade é que estão construindo uma área para massagens, eu amo massagens e quem faz é a Clívia, que trabalha lá, enquanto o espaço zen não fica pronto ela atende no quarto mesmo, vale super a pena!
Tivemos a facilidade de agendar todos os passeios e aluguéis de buggys pela pousada, eles nos auxiliaram em tudo, com dicas de passeios, onde fazer reserva e encontrar empresas confiáveis.
Pelo tempo que ficamos e pela disponibilidade de quartos na pousada, tivemos que trocar de quarto uma vez, primeiro ficamos no Caranguejo, que é um pouco mais afastado da recepção e portanto mais silencioso.
Depois nos mudamos para o Tartaruga que fica na área da recepção, ambos são ótimos e aconchegantes. O Tartaruga, acaba tendo um pouco de barulho e menos privacidade, mas ao mesmo tempo, com tantos passeios você fica o dia inteiro pela Ilha e só volta para a pousada no final do dia para descansar e, claro, compartilhar as incríveis experiências que cada um viveu pela ilha. Vai dormir tão bem que nada vai te incomodar.
Vejam o site da pousada e faça sua reserva!
Pousada do Vale: www.pousadadovale.com
Reservas: reservas@pousadadovale.com| Fone: +55 (81) 3619-1293 / 9613-1001
SP: +55(11)3046-4066 (apenas p/ pessoas físicas)
NOSSO GRANDE GUIA
Tivemos a sorte de ter o Márcio, apelidado de Volverine, como guia, ele é um dos principais guias indicados pela pousada, super gente fina e, o melhor, conhece muito bem a ilha e tem todas as respostas na ponta da língua, ele vive lá há quinze anos, tem sua família por lá e dá pra ver nos olhos dele que ama o que faz.
Assim que chegamos fomos caminhar a pé pelo centro e encontrar um lugar para comer e descansar, pois já era fim do dia e dormiríamos cedo pois nosso guia ia nos buscar às 8am do dia seguinte.
O nosso primeiro passeio foi o “Ilha Tour”, aconselho à todos a fazerem no primeiro dia para ter um conhecimento geral da ilha, ficar mais independente e saber se virar sozinho por lá caso alugue um buggy.
Aqui escrevo um pouquinho de cada praia que passamos para compartilhar com vocês.
MAR DE DENTRO
A praia do Sancho foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo, ela fica no pé de uma falésia e suas águas cristalinas tem uma ótima visibilidade para fazer snorkel, todos os passeios, seja de barco ou com os guias sempre passam por lá, com certeza você vai conhecer!
A Baía dos Porcos, nome dado pelos americanos que moraram por lá na época da segunda guerra, faz referência à uma praia de Cuba que disseram ser muito parecida, fica ao lado da praia do Sancho e é linda com suas pedras e vista frontal do Morro dos Dois Irmãos.
Ao pé do Dois Irmãos, ao lado da Baía dos Porcos, tem a praia Cacimba do Padre, famosa pelo surf em épocas de ondas grandes, durante fevereiro e março é considerada o Havaí brasileiro.
A praia do Porto é uma ótima opção para fazer snorkel e ver tartarugas e arraias. A vista do restaurante Mergulhão, de cima da praia, é mágica de cima da praia.
A Praia da Conceição, do Cachorro e do Meio ficam na Vila dos Remédios, a área mais central da ilha, são boas para banho e para relaxar em uma tarde tranquila de sol.
MAR DE FORA
Praia do Leão, ou das Tartarugas, é onde tem a maior desova de tartarugas no ano, chegando a 80 desovas anuais, o que é muito, pois a média dos lugares é 4 vezes ao ano.
A praia do Sueste é boa para snorkel e tem bastante vida marinha pelos seus corais, lá é possível ver tubarão e tartarugas também. Claro que por toda ilha tem tubarões, mas até o dia de hoje não houve nenhum acidente com eles, basta respeitar o seu habitat.
Trilhas
Pela ilha existem diversas trilhas para fazer com diferentes níveis de dificuldade, algumas são obrigatórias ter guias, outras não.
Fizemos a trilha longa da Atalaia, essa precisa de guia pela dificuldade do percurso, lá passamos por diferentes piscinas naturais, tinha chovido e estava com um pouco de lama pelo caminho, mas não foi empecilho. É uma boa caminhada que vale muito a pena, a vista é sensacional caminhando lado a lado do mar tanto pelo alto, quanto pelas pedras.
Veja o mapa da ilha e comece a se familiarizar. É importante dizer também que a ilha tem o Parque Nacional Marquês de Fernando de Noronha, área verde reservada que oferece e várias praias e passeios. Neste caso, vão pedir para você apresentar a carteirinha do parque, por isso, vale a pena você fazer logo no primeiro dia e ficar liberado para entrar em todos os lugares ( essa carteirinha pode ser feita em um quiosque que fica na Vila dos Remédios)
Palestras do projeto Tamar e ICMBIO
Todos os dias da semana o projeto Tamar tem uma palestra gratuita sobre a vida marinha, para educar as pessoas sobre a fauna marinha da ilha e como ajudar a preservar, nós assistimos a do Tubarão que foi sensacional, indico muito!
FESTIVAL GASTRONÔMICO E NOITE
A vida em Noronha é mais diurna, os passeios e praias preenchem o dia, mas para quem gosta da noite, também há opções. O famoso festival gastronômico na Pousada Zé Maria, você não pode deixar de participar, é mais que um jantar é um evento, vale pela comida de alta qualidade, a música ao vivo e as apresentações dos pratos – feitas pelo próprio Zé Maria ou pelo Tuca, filho dele, super alto astral. E para fechar a noite, o jantar termina com uma grande festa. O festival acontece às quartas-feiras e aos sábados, é preciso fazer reserva com antecedência, indico reservar antes mesmo de você chegar em Noronha pois é bastante concorrido.
Adiante a sua reserva aqui: www.pousadazemaria.com.br
restaurantezemaria@pousadazemaria.com.br
Fone:+55 ( 81) 3619-1258
Aliás, para viajar para Fernando de Noronha é preciso fazer reserva com antecedência mesmo, pois o destino não é barato e é requisitado. Além disso, existe um limite de turistas que podem estar na ilha simultâneamente, isso é importante para preservar sua biodiversidade. Portanto, o quanto antes reservar sua viagem, melhor.
Fomos também dançar no “samba com pizza” ao lado da igreja da Vila dos Remédios, que acontece às segundas-feiras, super descontraído. A banda fica em um palquinho, tem espaço para dançar, mesinhas de madeira, luz de velas, super aconchegante e a pizza é bem gostosa também.
PÔR DO SOL
Gente, existem vários lugares incríveis para apreciar o pôr-do-sol em Fernando de Noronha, a Praia da Conceição é uma delas, é ótima para banho e tem um barzinho, pé na areia, com petiscos e drinks variados, é indicado para relaxar e passar uma tarde descansando dos passeios.
É comum também todos os Ilha Tours terminarem no forte do Boldró, onde você tem a vista de várias praias inclusive do Morro Dos dois Irmãos para apreciar o pôr-do-sol.
Nós conhecemos também o pôr-do-sol no Forte dos Remédios, na Vila dos Remédios e pra mim foi o mais bonito, porque você tem uma visão panorâmica de 180º de boa parte da ilha, pelo menos da parte do mar de dentro, e vê o sol se pôr no mar. Vejam uma das fotos abaixo, como exemplo.
Fernando de Noronha é incrível e não vejo a hora de voltar para lá pra curtir tudo com mais tempo, quem mora lá, como disse nosso guia Márcio, não é considerado Noronhense, mas sim, privilegiado.
Boa viagem e tenho certeza que você terá momentos mágicos por lá!
Faça sua reserva!
Pousada do Vale: www.pousadadovale.com
Reservas: reservas@pousadadovale.com| Fone: +55 (81) 3619-1293 / 9613-1001
SP: +55(11)3046-4066 (apenas p/ pessoas físicas)