Quem me acompanha por aqui, notou que meus posts são sempre sobre minhas descobertas no esporte e alimentos saudáveis. Mas hoje eu falar sobre um vídeo encantador que a Mariana Rocha compartilhou comigo, sobre agricultura sintrópica. Enfim, só para introduzir como chegamos até aqui, tudo isso me interessou, pois atualmente vivo numa constante busca de uma vida mais saudável e os alimentos orgânicos têm me ajudado bastante neste aspecto. Sendo esse vídeo sobre um tipo de agricultura que parte princípios totalmente sustentáveis e parte dele é gravado na Fazenda da Toca (saiba mais aqui), resolvi mostra-lo e falar um pouco do que aprendi aqui no QH para vocês.
Primeiro vamos esclarecer o que é a agricultura sintrópica: Se trata de um conjunto de princípios e técnicas que integram a produção de alimentos de maneira regenerativa natural de florestas, diferente da entropia, esse sistema sempre parte do simples para o complexo. Resumindo, o trabalho é feito em terras degradadas, solos improdutivos, devido as práticas agressivas do homem, então, inicia-se o procedimento manual com implantação de reais folhagens de florestas e partir delas, legumes e finalmente os frutos.
Quem é o grande criador desse procedimento Ernst Götsch, um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 80 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com o acúmulo de mais de três décadas de trabalho que resultaram na recomposição de 480 hectares de terras degradadas.
Como resultado de sua intervenção, além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos. Neste modelo de agricultura, o insumo mais importante é o conhecimento e foi assim que nasceu o Projeto Agenda Gotsch, a partir do qual dois jornalistas visitam a fazenda de Ernst Gotsch para registrar conceitos, implantações e manejos do agricultor. A produção dos vídeos e textos publicados no site ajudarão produtores de todo o mundo a adotar técnicas agrícolas verdadeiramente sustentáveis.
Não é incrível gente?! Agora, para entenderem “na prática” e se encantarem com esse fenômeno, por favor, assistam ao vídeo. Eu já assisti algumas vezes e não me cansei até agora, é lindo e emocionante. Novamente percebemos que o quanto mais natural tratarmos tudo aquilo que nos envolve, o resultado será o mais perfeito possível e harmônico!