– anotações da conferência, proferida por R.Sharath Jois (diretor do KPJAYI em Mysore), no workshop ministrado em Londres, 08/2013 –
“O que é Ashtanga Yoga? O que é Yoga? Nós temos que compreender isto. Chegamos ao yoga através dos asanas. É o que, normalmente, atrai a todos nós. Vemos alguém praticando e pensamos ‘wow , eu quero fazer aquilo’. (Asanas são as posturas realizadas na prática de Yoga)
Mas será que Yoga é isso? Yoga não é somente asanas. Este é apenas um dos membros. Ashtanga Yoga é composta de oito membros .Quando estes acontecem juntos, tornam-se Ashtanga Yoga. Asana é uma parte muito importante, mas não é a etapa final . É apenas o começo. Mas todo mundo tem que começar por algum lugar . Você não pode ir para a universidade diretamente. Primeiro vai-se ao jardim de infância , então ensino primário, colegial, etc.Não se pode ir diretamente ao Samadhi . É um processo que deveria ocorrer lentamente. Primeiro é preciso limpar e purificar nossos corpos e mentes.Ao executarmos asanas é preciso aplicar Yamas e Niyamas. No Cirque de Soleil todos dobram seu corpos – isso não é Yoga. Yoga é para a auto- transformação.
Citta vritti nirodhah – retrair os órgãos dos sentidos para controlar a mente.Isso desponta com a prática de asanas, então quando você aplica Yamas e Niyamas, a transformação acontece dentro de nós.Guruji costumava dizer ‘99% prática, 1% teoria’, o que foi muito mal compreendido – as pessoas achavam que deviam fazer asanas por todos os cantos. O significado real disso é aplicar Yamas e Niyamas em nossa vida diária.
Abhyasa vairagyabhyam tat nirodhah – uma vez que temos uma prática adequada, então é possível retrair os órgãos dos sentidos .Na linhagem de Krishnamacharya há tantos asanas quanto existem seres vivos. Este sistema é diferente de outras formas de Yoga . Existem hoje inúmeros diferentes estilos de Yoga, mas esta linhagem é uma prática tradicional – é o sistema de Vinyasa, uma técnica de respiração e movimento.
Por que Vinyasa é importante? Ele permite que o sangue circule adequadamente e purifica o sistema nervoso . Ele gera calor interno, eliminando toxinas. Uma vez que as toxinas são removidas, o corpo a se tornar mais saudável.
A prática de asanas torna-se meditativa (somente) quando você é capaz de controlar sua mente . Devem ser feitos por um longo tempo, ao longo de muitos anos e de forma contínua, com respeito e gratidão. Então, isso nos dará a fundação adequada para desenvolvermos níveis mais elevados de Yoga. O corpo precisa mudar, e você precisa compreender a técnica de respiração “.
R.Sharath Jois e Pattabhi Jois