A “Plant based diet” é uma dieta baseada em vegetais e alimentos integrais na sua forma mais natural, completa, não refinada, e minimamente processada. A alimentação dento dessa dieta baseia-se em frutas, legumes, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos integrais e leguminosas. Ela exclui ou minimiza o consumo de proteína animal de qualquer tipo, tais como: carnes em geral, produtos lácteos e derivados, e ovos, bem como alimentos altamente refinados, como farinhas brancas, açúcar refinado e óleos.
O termo “a base de plantas” é geralmente utilizado para descrever qualquer coisa que é saudável e feita a partir de alimentos integrais, de origem vegetal, de modo a distinguir de algum alimento que é processado. Essa alimentação pode ser aquecida, cozida e exposta a temperaturas mais altas!
Dessa forma, a “Plant Based Nutrition” promove uma nutriçãointegral, holística, de prevenção e manutenção da saúde a curto, médio e longo prazo. O professor hemérito em nutrição bioquímica da Cornell University, T. Colin Campbell, é o maior precussor e disseminador dessa alimentação. Autor do livro “The China Study”, entre outros, Campbell mostra um estudo enorme de longos anos sobre a teoria e experimento aplicados na pesquisa feita por ele e alguns colegas sobre os malefícios do alto consumo de proteína animal e da alimentação atual adotada pela sociedade norte americana.
A grande ênfase de todo o trabalho e estudo feitos é dada para a forte interferência e correlação entre a ingestão da proteína animal e o aparecimento, desenvolvimento e evolução do câncer. A conclusão é que a proteína animal contribui para o aparecimento e desenvolvimento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardíacas, etc), autoimunes e dos cânceres (principalmente de mama e fígado).
“A caseína, que compõe 87% da proteína do leite de vaca, é o ingrediente cancerígeno mais significante que nós consumimos”, diz Campbell, e “não há nada mais na medicina que chegue perto do que a dieta plant based poder fazer pela nossa saúde”.
Segundo ele, a dieta “Plant Based” fornece todos os macro e micronutrientes necessários e mais do que o suficiente para as necessidades diárias do nosso corpo, até mesmo para atletas. Há diversos estudos importantes sobre a dieta a base de plantas e o quanto ela é comumente disseminada e utilizada por diversos atletas e esportistas por suprir as necessidades de carboidratos, proteínas, fibras, enzimas, vitaminas e minerais que o corpo precisa, mesmo quando se é um atleta de alta performance. Um grande exemplo disso é o ultramaratonista Brendan Brazier.
Por fim, além de prevenir e manter a sua saúde, a “Whole Food Plant Based Diet” é capaz de reverter doenças crônicas e autoimunes, moderar e alterar as células cancerígenas e te oferecer uma alimentação completa, nutritiva, energética além de favorecer a perda de peso!
Quer saber mais sobre o tema? Assista ao documentário “Forks over Knives” e leia “The China Study”.